As Samininas 2023
Antes de tudo... Por que fazer este projeto neste momento e neste lugar? Após um combinado de pesquisa com experiências pessoais, com a observação do mundo a nossa volta, percebemos a necessidade e a potência de criar uma rede de laço social com base na sororidade e no protagonismo feminino, em São Sebastião. Notamos também a urgência de estimular uma economia criativa, local e solidária. E uma terceira motivação sem dúvida foi o caminho da troca de experiência, linguagens, conhecimento e realidades distintas.
Então, ao final de 2022 a Oficina Ligare convidou o Coletivo Caiçara: São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba para uma parceria e, juntos, enviaram uma proposta para o Edital de Fomento da Fundação Educacional e Cultural de São Sebastião "Deodato Sant'Anna", a Fundass, a fim de estimular 10 iniciativas de mulheres, entre caiçaras e moradoras do Litoral Norte SP, oferecendo a elas recurso e criação de projetos visuais, olhando para a demanda de cada uma. A partir de uma lista de quatro tipos de serviços, as participantes escolheram o que melhor atendia as necessidades do seu projeto, dentre as seguintes possibilidades: ensaio fotográfico; criação de identidade visual para marcas; organização, design gráfico e confecção de portfólio digital e impresso; e edição de livro. O projeto foi classificado e executado no ano seguinte.
Assim, chegou a amplos e diversos setores da economia criativa local, coordenados por mulheres, tais como comidaria caiçara, ativismo sócio-ambiental comunitário, artesanato, artes visuais / ilustração, comercio e turismo de base comunitária, saúde e desenvolvimento pessoal, dentre outras atividades. Conheça cada uma das participantes:
Ficha Técnica
Realização
Oficina Ligare
Coordenação
Vanessa Stropp
Participação
Angélica Souza
Ciça Nobre
Cida Ivanov
Coletivo Linhas do Mar
Elza Siqueira
Fabiana Medeiros
Isabel Galvanese
Janice Teixeira
Joana Passos
Márcia Barbosa
Apoio
Instituto Brasil Vivo
Coletivo Caiçara
Fundo Municipal de Cultura de São Sebastião
Conselho Municipal de Políticas Culturais de São Sebastião
Fundação Deodato Sant'Anna de São Sebastião
Prefeitura Municipal de São Sebastião
Este projeto foi financiado com recursos do Fundo Municipal de Cultura de São Sebastião 2022.
Veja como foi o projeto:






















































