top of page

Cida Ivanov

Mestra ceramista caiçara

Maria Aparecida Ivanov nasce do encontro de italianos com russos no coração de São Paulo, na Vila Prudente. Seus avós, um músico e um artesão de alumínio, e suas avós, cozinheiras excepcionais, são a base de sua rica herança cultural.

Em 1994, ela se muda para São Sebastião em busca de uma melhor qualidade de vida para suas filhas. O que encontra não é apenas um lar, mas também uma paixão: a cerâmica. Em 2001, fazendo um curso oferecido pelo Sebrae chamado “Arte que Vale” conhece Dona Adélia Barsotti, a única que ainda mantinha vivo o saber do barro. Diante dessa fortaleza, uma fonte de inspiração, Cida resolve mergulhar no universo da cerâmica utilitária de São Sebastião e região do Litoral Norte e não pára mais.

Mais do que aprender o ofício, ela também assume a responsabilidade de perpetuar essa tradição rica em história e cultura. Desde 2001 mantém essa arte viva. Além de produzir utensílios de barro, Cida percebe que ensinar essa habilidade a outros é o que realmente a completa.

Portadora de transtorno de ansiedade, ela encontra no trabalho com o barro uma maneira de ressignificar sua essência. Desde 2005, desenvolve projetos na área de saúde mental e oferece oficinas para escolas municipais. Através da oralidade e da prática na construção de uma peça, consegue mensurar a importância histórica e cultural do seu trabalho.

Em 2022 é reconhecida como Mestra da Cultura Caiçara tanto pelo município de São Sebastião, quanto pela própria comunidade caiçara.

Cida Ivanov é mais do que artesã, ela é uma guardiã da cultura e da história caiçara. E agora, aos 60 anos, está pronta para retomar seus estudos acadêmicos após superar um problema de saúde. Sua jornada é um testemunho do poder da resiliência e da paixão.

Para preservar e contar essa história, organizamos um portfólio digital a partir de um acervo impresso, com material de mais de 30 anos de atuação. Inicialmente, fizemos a separação, limpeza, separação, digitalização e catalogação do conteúdo. Em seguida, o material foi diagramado para dar vida ao portfólio que mostra o trabalho de Cida Ivanov em seu ateliê.

Veja mais detalhes do projeto Samininas:

Prancheta 5.png
bottom of page